A luz vermelha ou infravermelha promove efeitos terapêuticos como reparação tecidual (acelera a cicatrização), analgesia e ação anti-inflamatória.
Os termos Laserterapia (terapia com uso de luz laser), Ledterapia (terapia com uso de luz LED) e Terapia ILIB (termo em inglês Intravascular Laser Irradiation of Blood ou Irradiação de Luz Laser sobre o Sangue), são formas de terapia de Fotobiomodulação. É uma técnica local, indolor, segura e sem efeitos colaterais. O número de sessões é variável de acordo com o tamanho da ferida ou extensão cirúrgica, podendo ser diariamente ou semanalmente.
É permitido ao fisioterapeuta usar o Laser de baixa potência em inúmeros tratamentos como: em feridas, escaras, no pós-operatório de cirurgias oncológicas (mastectomias e esvaziamento axilares, cirurgias oncológicas de cabeça e pescoço), no pós-operatório de cirurgias plásticas e reparadoras, pós-operatório de cirurgias ortopédicas, deiscências cirúrgicas, em cirurgias vasculares, tromboflebite pós quimioterapia, úlceras vasculares (arteriais e venosas), queimaduras, pé diabético, síndrome da rede axilar, cicatrizes de cesárias, em fissuras de amamentação, no edema e linfedema, mucosites, radiodermites, neuropatias periféricas, tendinites, bursites, distúrbios da articulação temporomandibular (ATM) e em paralisia facial.
ILIB
A Técnica “Intravascular Laser Irradiation of Blood” ou Irradiação de Luz Laser sobre o Sangue (ILIB) é o uso do laser vermelho de baixa intensidade aplicado na corrente sanguínea sobre a artéria radial (na região do punho).
O ILIB tem efeito antioxidante, promove a redução dos radicais livres, melhora a oxigenação celular, estimula a produção de serotonina e tem ação anti-inflamatória.