Estudos recentes comprovam a eficácia da acupuntura como terapia complementar ao tratamento convencional em cuidados paliativos oncológicos.
A acupuntura, tratamento da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), tem sido muito utilizada como terapia complementar, terapia não farmacológica, ao tratamento oncológico convencional para aliviar os efeitos toxicológicos causados pela quimioterapia e radioterapia durante o tratamento oncológico. Apresenta baixo risco de complicações e efeitos colaterais.
A acupuntura é utilizada para tratamento de diarréia, constipação, distúrbios do sono, alívio da dor oncológica, acalma a mente diminuindo a ansiedade, mantém a imunidade alta, melhora a xerostomia, soluços, alívio da fadiga, evita náuseas e vômitos, previne a neuropatia periférica, dentre outros.
Além das agulhas de acupuntura, também usamos como recursos, a moxabustão, auriculoterapia, uso de ventosas e eletroacupuntura.
É importante ressaltar que a acupuntura oncológica é uma terapia adjuvante, e não substitui o tratamento convencional, mas agrega oferendo qualidade de vida durante o tratamento.